sábado, 2 de novembro de 2019

A reforma do padre Nicolau


Padre Nicolau Guardia ficou longos anos na Igreja da Ordem, desde 1949. E ele foi responsável por outra grande reforma na igreja, voltando muitos aspectos da reforma de Lustosa. 

Uma matéria sobre as igrejas da cidade na revista A Divulgação de 1953 traz as primeiras imagens em jornal do interior da Igreja da Ordem, que nos faz questionar a nossa conclusão a respeito da segunda foto antiga que postamos anteriormente.
 

 A Divulgação, edição 03 de 1953


Nas fotos acima vemos alguns detalhes interessantes e intrigantes, se compararmos com as fotos que vimos anteriormente:

O piso parece ser de ladrilhos, não de madeira; o arco central voltou ao contorno que tinha na foto mais antiga; o altar-mor com o crucifixo parece ter o fundo pintado como na foto mais antiga; há imagens dos Sagrados Coraçõs no altar mor, à direita e esquerda; as pinturas da parede estão diferentes; a mesa da comunhão continua lá.

Não é possível ver com clareza, mas no retábulo menor do altar-mor podemos crer que estava o ostensório com o Santíssimo Sacramento, como hoje. E na primeira foto vemos a janela da parede à direita.

Com esses aspectos podemos pensar que essas fotos foram registradas entre as duas fotos antigas que postamos anteriormente. Ou seja, a foto que especulamos que retrata as reformas de frei Vogt podem ter sido tiradas depois de 1953, portanto, depois das reformas de Padre Nicolau Guardia.

    
Seria essa a ordem cronológica das imagens?

Ainda quanto à reforma do padre Nicolau, sabemos que ele mandou comprar novas alfaias, colocou os ladrilhos que vemos hoje no “rodapé” da nave da igreja, e mandou comprar novos bancos, que são os bancos grandes atuais, muitos dos quais contém uma placa com os nome das famílias que doaram dinheiro para comprá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário